30 de abr de 2013

ORIGEM E FORMAÇÃO DOS CONTINENTES (003) – FORMAÇÃO DO ATUAL MAPA MUNDI

A formação dos dois grandes continentes Laurasia e Gondwana deu-se no Período Triássico, há cerca de 200 milhões de anos atrás. 
As placas tectônicas da Terra continuaram sua movimentação para modelar o mapa dos dias atuais.
A primeira separação importante destes dois blocos ocorreu no período Jurássico. A da Placa Indiana, que separou-se definitivamente da Costa Leste Africana e milhões de anos depois chocou-se com o sul do Continente Asiático, dando origem a região do Himalaia e, consequentemente, ao Monte Everest. Neste mesmo tempo era possível identificar a separação de uma grande porção continental que daria origem à Antártida e à Oceania.
No Período Cretáceo a separação dos continentes estava adiantada. A África e a América do Sul estavam completamente separadas, tendo o Oceano Atlântico em formação. A América do Norte ainda estava ligada a Europa.
Apenas há 40 milhões de anos, um período curto se considerarmos a idade total de nosso planeta (entre 4,5 e 5 bilhões de anos) o Oceano Atlântico formou-se por completo, as Américas uniram-se pelo Istmo do Panamá e a Oceania separou-se da Antártida.



A Cordilheira dos Andes, na região Oeste da América do Sul, surgiu por uma zona de subducção, onde a Placa Sul-Americana move-se contra a Placa de Nazca, empurrando-a para baixo. Este processo gerou grande atividade vulcânica e abalos sísmicos importantes, que, até os dias de hoje, transformam a região.
Quanto aos nomes dos continentes, de acordo com a Revista Super Interessante, possuem a seguinte origem:
- África, Ásia, Europa e Oceania – homenagem a divindades gregas;
- América – homenagem a Américo Vespúcio;
- Antártida – originado do grego, significa região contrária à das constelações da Ursa (maior e menor), vistas no Hemisfério Norte. 


Mande suas dúvidas e sugestões por:

Um comentário:

  1. Olá Professor Thiago, felicidades para toda sua casa!

    Estamos aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

    DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!

    A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. Amplie seu público!

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderExcluir