11 de fev de 2012

DIVISÃO CELULAR (001) – MITOSE

As células de nosso organismo – exceto as fibras musculares e os neurônios – possuem uma capacidade de se multiplicar numericamente, utilizando um processo de divisão celular denominado mitose.
Presente nos momentos importantes de nosso desenvolvimento e na manutenção de nosso organismo, a mitose é caracterizada como uma divisão binária, onde uma célula mãe gera duas células filhas geneticamente idênticas.
A mitose ocorre no final do período de interfase - onde a célula encontra-se em sua atividade normal – e é dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Prófase


A prófase, primeira fase da metáfase, é considerada uma preparação para a divisão celular, onde diversos processos têm início.
As características da prófase são:
- início da condensação da cromatina, transformando-a em cromossomo;
- início da dissolução dos nucléolos;
- desorganização da carioteca;
- duplicação e migração dos centríolos para as regiões polares da célula e início da formação das fibras do fuso.

Metáfase
 

A metáfase tem como característica principal a máxima condensação cromossômica e por isso – através do intermédio da substância conhecida como colchicina – tornou-se a fase utilizada para o exame citogenético denominado cariótipo.
Outras características a metáfase são:
- cromossomos posicionados na região equatorial da célula;
- fibras do fuso aderidas aos centrômeros;
- desaparecimento total da carioteca e nucléolo.

Anáfase


A duplicação dos centrômeros dos cromossomos, iniciada no final da metáfase, permite que cada homólogo seja levado para um polo da célula através do encurtamento das fibras do fuso.
Ao final desta fase, para os seres humanos, cada lado da célula terá os mesmos 23 pares de cromossomos.

Telófase


A última fase da mitose é marcada pelo processo de citocinese, um estrangulamento da membrana plasmática que divide a célula em duas.
A carioteca e o nucléolo também começam a se refazer, permitindo assim que as duas células filhas retornem à interfase.



Dica: entender as cada fase da mitose é muito mais importante que saber seus respectivos nomes. Porém, para facilitar a fixação destes, a frase abaixo é de grande ajuda.



Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário