3 de jan de 2012

AR (002) – PROPRIEDADES DO AR


Quando estudamos o ar estamos, na verdade, estudando um sistema químico resultante da mistura de diversos gases diferentes. Por esse motivo encontraremos no ar as mesmas propriedades encontradas nos demais gases, sendo eles seus componentes ou não.
A primeira propriedade do ar é o fato de que ele é matéria, ou seja, possui massa e ocupa lugar no espaço.
Mesmo que não sintamos resistência física aos no movimentar o ar está em nossa volta, ocupando todo o espaço que, visualmente, interpretamos como vazio.
Podemos nos certificar desta propriedade ao enchermos um balão (bexiga para os paulistas), levando a seu interior o ar que antes encontrava-se em nossos pulmões.


A expansibilidade é a segunda propriedade do ar.
De uma forma geral, podemos resumir a expansibilidade na capacidade que os gases possuem em ocupar uniformemente um determinado ambiente.
Tomemos um exemplo simples. Imagine que, de repente, por uma rajada de vento, uma das bocas de um fogão se apaga, liberando o gás para o ambiente. O gás de cozinha não possui cheiro, mas a ele é adicionado uma substância denominada mercaptano, que lhe confere o odor característico.
Logo que o gás começa a vazar pela boca do fogão, devido à expansibilidade, se espalha por todo o ambiente, o que nos faz sentir rapidamente o cheiro do mercaptano e reagir em sinal de perigo.


A terceira propriedade do ar é a compressibilidade, capacidade dos gases em reduzir seu volume para se adaptarem a espaços menores, o que também resulta em exerção de pressão.
Ainda utilizando o gás de cozinha como exemplo, podemos observar a compressibilidade ao agitarmos um botijão e sentir que seu conteúdo encontra-se no estado líquido.
Isso se deve à grande quantidade de gás colocada no recipiente, que, para se adaptar, deixa suas partículas muito próximas umas das outras, fazendo com que provisoriamente a substância torne-se líquida.
Ao tamparmos a saída de uma seringa e pressionarmos seu êmbolo também podemos observar a ação da compressibilidade. Neste caso, a quantidade de ar no interior da seringa continua o mesmo, porém o espaço ocupado é reduzido.


Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com
.

6 comentários:

  1. ADOREI ME AJUDOU MUITO PARA FAZER O TRABALHO
    PARABENS VOCE É MUITO INTELIGENTE

    ResponderExcluir
  2. AMEI O SITE VALEU VOU MOSTRAR AS MEUS ALUNOS E RECOMENDAR O SITE MUITO BOM

    ResponderExcluir
  3. MUITO ABRIGADO PELA AJUDA,POIS A PROF DA MINHA FILHA AFIRMA QUE AS PROPRIEDADES DO AO SÃO:OXIGENIO,NITROGENIO,GAS CARBONICO E GAS OZONIO,EMBORA EU SAIBA QUE ESTES SÃO OS GASES QUE "COMPOE O AR"

    ResponderExcluir
  4. exlente
    Ajudoume muito para o teste

    ResponderExcluir