19 de nov de 2011

CITOLOGIA (014) – NÚCLEO


Denominamos núcleo a estrutura responsável por armazenar o material genético da célula, delimitado por uma membrana conhecida como carioteca (do grego Karyon – núcleo – e Theke – invólucro).
A exemplo de outras membranas biológicas, a carioteca é composta pelo modelo mosaico fluído de fosfolipídios, porém, nesse caso, a membrana é dupla, com poros formados por complexos proteicos.


No lado externo da carioteca há uma união com o retículo endoplasmático rugoso e ribossomos aderidos, onde observamos a síntese proteica.
O interior do núcleo é caracterizado por possuir a cromatina (filamentos de DNA) e o nucléolo (produtor de RNA ribossômico) imersos em um meio semelhante ao hialoplasma, o nucleoplasma, com diversas substâncias químicas e enzimas.
As células que possuem núcleo organizado são conhecidas como eucariontes. Entre elas destacam-se as células vegetais e animais, os fungos e os protozoários.
As bactérias e os demais representantes do Reino Monera são exemplos de células sem núcleo organizado, conhecidas como células procariontes. Nesse caso há um filamento de DNA (geralmente circular) imerso no hialoplasma.

Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário