10 de nov de 2011

CITOLOGIA (013) - CITOESQUELETO


Por toda a extensão do hialoplasma existe uma rede de fibras proteicas responsáveis por conferir resistência e sustentação à estrutura celular como um todo.
A composição desta rede, conhecida como citoesqueleto, é baseada em três tipos de filamentos: microfilamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários.
Os microfilamentos de actina caracterizam-se por serem finos e flexíveis. A maior concentração destas estruturas está localizada próxima à membrana celular, porém sua rede espalha-se por todas as direções do citoplasma.
Os microtúbulos são constituídos por uma proteína denominada tubulina e possuem estrutura organizadas em verdadeiros canais.
As fibras do fuso da divisão celular - responsáveis por separar os cromossomos igualmente para as duas células filhas – são um exemplo de microtúbulos.
Como são de maior calibre, os microtúbulos também são encontrados agindo como canais de transporte (ou esteiras). Isso ocorre pela associação de proteínas motoras com as tubulinas.


Os filamentos intermediários possuem calibre entre os microtúbulos e os microfilamentos de actina. Sua composição varia de acordo com o tecido encontrado, porém sua função está diretamente ligada ao aumento da resistência celular, além de agir na unidade tecidual.

Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário