8 de out de 2011

ÁGUA (003) - PROPRIEDADES DA ÁGUA


A água reúne uma série de características físico-químicas que permitem a ela desempenhar todos os importantes papéis nos quais a encontramos em nosso planeta.
Quimicamente, a água apresenta-se como uma substância insípida (sem gosto), incolor (sem cor) e inodora (sem odor característico, sem cheiro), capaz de dissolver uma grande quantidade compostos, o que lhe rendeu o apelido de solvente universal.
Outra característica físico-química importante apresentada pela água é o fato de que sua densidade é igual a 1g/ml, ou seja, o valor numérico de sua massa é igual ao valor numérico de seu volume.


A água também possui uma tensão superficial, que corresponde a uma película em sua superfície capaz de sustentar objetos com densidade maior que 1g/ml.
É utilizando a tensão superficial que barcos e navios conseguem flutuar em mares, rios e lagos.
A última propriedade da água é conhecida como capilaridade, representada por sua capacidade de subir por túbulos de pequeno diâmetro (capilares).
É através da capilaridade que os tecidos de condução vegetal conseguem transportar a água absorvida nas raízes para regiões mais altas da planta.


Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário