22 de set de 2011

ROTINA DE SALA (001) – MÚSICAS E APRENDIZADO


A rotina de sala de aula, atualmente, apresenta para educadores e educandos uma grande quantidade de desafios.
A velocidade da informação, e o fácil acesso a uma grande quantidade de ferramentas e interações forçam modificações na didática e nos planejamentos.
Pensando em demonstrar aos alunos do primeiro ano do ensino médio que o ato da aprendizagem pode fugir do que é considerado comum – e muitas vezes monótono – foi proposto um trabalho diferente.
Nele os educandos deveriam compor uma música (ou paródia) sobre o tema organelas celulares.
Confesso que, de uma forma técnica, a colocação do conteúdo estudado poderia ser melhor executada. Por outro lado - levando em consideração o objetivo de alterar a visão dos alunos sobre o ambiente escolar – o empenho demonstrado pelos grupos foi exemplar.
A ideia desse trabalho não é original.
Fiz algo semelhante nas aulas de física do professor Eduardo, em meu segundo ano do ensino médio. Procurei também outros exemplos na internet e encontrei diversos.
Em todos os casos pude perceber no rosto dos alunos o prazer e o divertimento na realização da atividade, mudando o caráter da aula e aumentando muito o nível de envolvimento.
Abaixo o vídeo com alguns trechos das músicas.
E você? Que tal dividir uma boa ideia para transformarmos a sala de aula em um lugar onde aprendizado e prazer andem juntos?


Observação: o texto da primeira tela do vídeo possui um erro de digitação, que já foi corrigido e será postado brevemente no YouTube para substituição. Peço que, por enquanto, onde estiver escrito "endino", lê-se "ensino".

Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com

.

Um comentário:

  1. PARABÉNS THI MUITO BOMMMM
    VOCÊ ESTÁ FAZENDO UM LINDO TRABALHO

    ResponderExcluir