14 de ago de 2011

SOLO (005) – DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO SOLO


Mesmo no século XXI, muitas cidades possuem problemas para realizar uma coleta adequada de lixo e de esgoto, fator responsável pela contaminação dos cursos d’água e do solo.
Uma vez contaminado com esses resíduos, muitas culturas de frutas e hortaliças podem apresentar riscos para a saúde pública, transmitindo uma grande quantidade de doenças causadas, principalmente, por protozoários e vermes.
Entre as principais parasitoses transmitidas pela contaminação da água e do solo, podemos citar:
- giardíase – causada pelo protozoário intestinal Giardia lamblia, tem como sintomas uma forte esteatorreia (fezes com gordura) e fortes cólicas intestinais;
- amebíase intestinal – causada pelo protozoário Entamoeba hystolitica, causa lesões intestinais graves;
- ascaridíase – causada pelo verme Ascaris lumbricoides, a febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, pneumonia, convulsões e outros sintomas;
- enterobiose – causada pelo verme Enterobius vermicularis, também conhecido como oxiúros, causa forte coceira na região anal.


Para que se possa evitar a contaminação por estas doenças é necessário que medidas profiláticas sejam tomadas. Entre elas destacam-se os cuidados com higiene e o manuseio correto dos alimentos.

Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário