29 de ago de 2011

ÁGUA (001) – HIDROSFERA

A água é uma substância pura composta formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, tendo fórmula molecular representada por H2O e distribuída por todo o globo terrestre.
Em nosso planeta podemos encontrar cerca de ¾ (três quartos) da superfície coberta por água, sendo 97,5% desse total representado pela água salgada e apenas 2,5% representado pela água doce.



A água salgada é mais abundante pelo fato de ser encontrada nos mares e oceanos, além de alguns lagos.
Já a água doce pode ser encontrada em rios, lagos, lagoas, nuvens, geleiras, nos seres vivos e em reservatórios subterrâneos conhecidos como aquíferos.



Os aquíferos são formados por um grande acúmulo de água no subsolo, geralmente armazenada nos poros de rochas como o basalto.
Um dos maiores reservatórios subterrâneos conhecidos é o Aquífero Guarani, ocupante dos territórios de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Mesmo possuindo grandes reservas em nosso planeta, a ação do homem vem contaminando as fontes d’água com materiais diversos, o que pode nos levar em pouco tempo à escassez de água potável, aquela própria para o consumo.
Os rios que cortam áreas urbanas ou rurais que utilizam agrotóxicos são os mais atingidos pela poluição, o que dificulta o tratamento e pode gerar inúmeros problemas de saúde.
O conjunto de toda a água de nosso planeta é denominado hidrosfera.

Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário