5 de jul de 2011

CITOLOGIA (004) - FAGOCITOSE E PINOCITOSE


Além dos transportes ativo e passivo, a membrana apresenta dois processos biológicos que podem retirar elementos do meio externo da célula, levando-os para o meio interno.
A fagocitose e a pinocitose são responsáveis pelo transporte de estruturas sólidas e substâncias líquidas, respectivamente, para o interior da célula através de deformações na membrana plasmática.
Para o primeiro caso, a fagocitose, a membrana emite “braços” – os pseudópodes – que englobam estruturas e formam, já no citoplasma, o vacúolo digestivo.
Este processo é facilmente observado em nossos neutrófilos, células de defesa presentes no sangue, grandes combatentes de bactérias.


Já na pinocitose a membrana sofre uma pequena invaginação, ou seja, um dobramento semelhante ao virar um dedo de uma luva ao contrário.
O canal formado pela pinocitose é reduzido se comparado ao vacúolo formado pela fagocitose. Seu fechamento dá origem ao pinossomo.


Uma vez que as substâncias e estruturas oriundas da fagocitose e da pinocitose são devidamente digeridas, o vacúolo contendo seus resíduos une-se novamente à membrana, lançando-os ao meio externo.
Este processo excretor é conhecido como clasmocitose.


Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com

.

6 comentários:

  1. parabéns, muito obrigado e que Deus lhe abençoe. Você tem me ajudado muito a entender vários conteúdos que as vezes eu fico "batendo cabeça" para aprender, e aqui, aprendo de forma simples.

    ResponderExcluir