22 de jun de 2011

ROCHAS (002) – TIPOS DE ROCHAS

Graças às suas propriedades físicas, podemos encontrar uma grande infinidade de rochas e minerais espalhada pelo globo terrestre. Entre os exemplares mais conhecidos estão a bauxita, o cobre, o ouro, o calcário, o granito, a prata, a ametista, o quartzo e o minério de ferro. Todos são extraídos através de um processo denominado mineração.
Mesmo diferentes em diversos aspectos, todas as rochas possuem pouca variação em sua origem, o que torna possível classificá-las em três grandes grupos: magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas.
As rochas magmáticas são originadas através da solidificação do magma, possuindo grande resistência e considerável teor de silício em sua composição.
Podemos encontrar rochas magmáticas originadas de erupções vulcânicas (extrusivas) ou da solidificação do manto (intrusivas ou plutônicas).


As rochas sedimentares são formadas através do acúmulo do material inorgânico ou orgânico que sofre litificação (processo de transformação em rocha). 
O material acumulado para formação de rochas sedimentares pode ser originado de outras rochas, da precipitação de minerais ou de restos de animais e vegetais.
Alguns destes restos de animais e plantas podem manter-se preservados na formação das rochas, formando fósseis.
 

As rochas metamórficas são originadas através de transformações das rochas sedimentares ou magmáticas pela ação de condições ambientais extremas, como temperatura e pressão.
O processo que origina uma rocha metamórfica é conhecido por metamorfismo.

Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário