30/06/2011

CITOLOGIA (003) - TRANSPORTES PASSIVO E ATIVO

A membrana plasmática tem a capacidade de regular a entrada e a saída de substâncias da célula, em processos conhecidos como transporte ativo e transporte passivo.
De acordo com as substâncias que atravessam a membrana podemos classificá-la como:
- permeável – permite passagem de solventes e solutos;
- semipermeável – permite a passagem apenas do solvente;
- de permeabilidade seletiva – permite a passagem do solvente e de tipos específicos de soluto;
- impermeável – não permite passagem de substâncias.

TRANSPORTE PASSIVO

Classificamos a passagem de substâncias pela membrana como transporte passivo quando o objetivo do processo é igualar as concentrações encontradas no meio interno e no meio externo da célula.
O tipo de transporte passivo mais comum realizado pelas células é a difusão, que pode ser simples (pelos canais da membrana) ou facilitada (intermediada por proteínas da membrana).
A difusão consiste na passagem de soluto pela membrana do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, igualando ambos.
É através da difusão que as células obtêm o oxigênio e a glicose, por exemplo.


Para os sais minerais, principalmente íons Na+, as células realizam um tipo especial de difusão, conhecido como osmose.
A osmose é caracterizada pela passagem de solvente do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico). Nesse caso, o objetivo é diluir o meio mais concentrado para se obter a igualdade (isotonicidade).


Em células vegetais, pela ação da parede celular, as ações do meio hiper e hipotônico são mais sensíveis, não gerando grandes riscos de morte celular como nas células animais.

TRANSPOTE ATIVO

O transporte ativo é um processo caracterizado pela passagem dos solutos no sentido contrário ao gradiente de concentração, ou seja, do meio menos concentrado para o mais concentrado. Para tanto, há gasto energético.
Um dos mais importantes exemplos do transporte ativo em nosso organismo é conhecido como bomba sódio-potássio, essencial para a transmissão do impulso nervoso e contração muscular.
Na bomba sódio-potássio uma proteína transmembrana gasta a energia de um ATP (adenosina trifosfato) para expulsar do interior da célula 3 íons Na+, enquanto retira do meio externo 2 íons K+.
O objetivo deste processo é manter a diferença de carga elétrica entre o meio interno e o meio externo da célula.



Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com

.

50 comentários:

  1. Agradeço muito a ajuda, estava estudando para uma prova de biologia e não estava conseguindo entender a explicação que continha no meu livro, mas agora já entendi, obrigada pela ajuda!

    Ana Clara 8º ano

    ResponderExcluir
  2. Vlw aew pela explicação !!!

    ResponderExcluir
  3. Me ajudoooooou bastante (:

    ResponderExcluir
  4. Obrigada estou estudando para prova de Biologia!
    Andréia

    ResponderExcluir
  5. gostei da orientaçao me ajudou muito

    ResponderExcluir
  6. Me explicou o que o professor não conseguiu em um semestre de aula.... Adorei....

    ResponderExcluir
  7. cara, muito obrigado, thank you, harigato gosaimas pela explication! xD

    Me ajudou muito também... Provas da faculdade, hehe!

    ResponderExcluir
  8. OBRIGADO VOCÊ MIM AJUDOU A FAZER A PROVA DE BIOLOGIA...

    ResponderExcluir
  9. me ajudou a concluir meu trabalho de biologia

    ResponderExcluir
  10. muito obrigado, vc me ajudo muito

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a explicação.

    ResponderExcluir
  12. muito obrigada tinha um trabalho para fazer que me ajudou muito

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito,porque eu estou aqui eu consegui entender, já no cursinho eu fiquei muito confusa com a explicação do professor. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. "Em células vegetais, pela ação da parede celular, as ações do meio hiper e hipotônico são mais sensíveis, não gerando grandes riscos de morte celular como nas células animais." Me desculpe, mas não entendi esta parte, poderia explicar para mim, por favor? : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que o texto diz é que a parede celular confere proteção às células vegetais quanto à pressão osmótica.

      Excluir
    2. nossa muito obrigada!
      sou uma futura fisioterapeuta.

      Excluir
  15. Valeu!!! E o texto está muito bom : )

    ResponderExcluir
  16. simples,objetivo,informativo e eficaz

    ResponderExcluir
  17. valeu pela explicação

    ResponderExcluir
  18. ADOREIIIIII UHUUUUUUU

    ResponderExcluir
  19. ajudou bastante estou estudando para prova de fisiologia

    ResponderExcluir
  20. Me ajudou no relatório rsrsrs, melhor professor de biologia de todos! Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Otiiiiiimo, me ajudoou bastante em uma das Disciplinas de Nutrição ! obg :) '

    ResponderExcluir
  22. Professor qual é o meio de transporte das substancias pela membrana que é facilitada.

    ResponderExcluir
  23. Ajudou bastante, mais nao conssegui entender muito bem o desenho 2, conssegui entender o que é o passivo, mais nao conssegui entender muito bem atravez do desenho, Valeu ai, muito bom

    ResponderExcluir
  24. Adorei o texto vai mim ajudar muito na minha prova amanha

    ResponderExcluir
  25. Obrigada, dúvida tirada!!!!

    ResponderExcluir
  26. amei me ajudou muito no meu trabalho de biologia

    ResponderExcluir
  27. amei pq me ajudou mt pra eu estudar pra prova

    ResponderExcluir
  28. obrigado, clareou mais as minhas ideias

    ResponderExcluir
  29. Gente !!!! Adorei o texto, mt bom mesmoooo, mt bem explicado

    ResponderExcluir
  30. Qual são os 3 xemplos do Transporte ativo e Transporte passivo? presisooooooo muito disso O.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos três tipos de transporte passivo: difusão simples, difusão facilitada e osmose. No caso do transporte ativo, o maior exemplo é a bomba sódio-potássio.

      Excluir
  31. Sua explicação é bem fácil de entender,se alguns livros fosse assim todo mundo adoraria estudar.

    ResponderExcluir
  32. Perfeito, o. Sr manda muito bem. Explicação fenomenal.
    Parabéns, obrigado e até mais.

    ResponderExcluir
  33. Valeu pela ajuda, professor! Abs

    ResponderExcluir
  34. vaaaalellll......prof...

    ResponderExcluir
  35. Retirou minhas dúvidas, objetivo e bem explicado! Foi de grande ajuda! Obrigada! (:

    ResponderExcluir
  36. Ótima explicação! Obrigada! :D

    ResponderExcluir
  37. Muito bom conteúdo. Explicação simples e ao mesmo tempo completa.

    ResponderExcluir