2 de jun de 2011

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA VIDA (005) – VITAMINAS

O nome vitamina é a originado da junção dos termos vida e amina, ou seja, compostos que possuem amina (-NH2) em suas moléculas e são essenciais à vida.
Hoje sabe-se que as vitaminas não possuem um grupamento químico comum e podem ser encontradas realizando uma grande quantidade de funções em nosso organismo.

TIPOS DE VITAMINA

As vitaminas podem ser divididas em dois grupos, de acordo com a sua solubilidade.
As vitaminas com base molecular lipídica são denominadas lipossolúveis, pois são insolúveis em água. Neste grupo, podemos encontrar as vitaminas A, D, E e K.
As vitaminas hidrossolúveis possuem moléculas geralmente ácidas e, como o próprio nome sugere, são solúveis em água. As vitaminas do complexo B e a vitamina C são exemplos deste grupo vitamínico.

PRINCIPAIS VITAMINAS

Em nosso organismo podemos encontrar uma grande quantidade de vitaminas - geralmente obtidas pela dieta – desempenhando diversas funções em diversos órgãos e sistemas diferentes.
A tabela abaixo contém as principais vitaminas que atuam em nosso corpo, assim como suas respectivas funções:



A carência de vitaminas (hipovitaminose) pode levar a sérios problemas, que variam desde enrijecimento da córnea (vitamina A) a hemorragias (vitamina C e vitamina K).
O excesso (hipervitaminose), por sua vez, também é prejudicial ao organismo.
Os sintomas das hipo e hipervitaminoses variam de acordo com qual vitamina encontra-se em baixa ou alta concentração no organismo.

Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário