5 de mai de 2011

ORIGEM DA VIDA (001) - OPARIN & HALDANE

Uma das mais aceitas teorias de origem da vida em nosso planeta foi elaborada pelo cientista russo Aleksandr Oparin, auxiliado pelo biólogo inglês John Haldane.
Segundo esta teoria, a atmosfera primitiva – após a solidificação da crosta terrestre – sofria por constantes descargas elétricas originadas de fortes tempestades.
A energia destas descargas forçava gases como o metano (CH4), a amônia (NH3), o hidrogênio (H2) e o vapor d’água (H2O) a reagirem entre si, formando moléculas maiores e mais pesadas que precipitavam em um grande e nutritivo caldo – o oceano primitivo.
Uma vez no oceano primitivo, as reações químicas continuavam, formando moléculas mais complexas, o que deu origem aos aminoácidos, às proteínas e, enfim, aos coacervados.
Chamamos de coacervado uma estrutura proteica envolta por moléculas de água, que possibilitou a organização da primeira forma de vida de nosso planeta.


A teoria de Oparin e Haldane foi apresentada por volta de 1920, porém ganhou força em 1953 quando Stanley Urey e Harold Miller reproduziram a formação do oceano primitivo em laboratório.

Acredita-se que, pela abundância de nutrientes, o primeiro ser vivo tenha sido heterótrofo, ou seja, sem a capacidade de produzir seu próprio alimento.
Com sua multiplicação e, consequentemente, o consumo dos nutrientes do oceano primitivo, houve uma necessidade de uma mutação que deu origem aos seres autótrofos, capazes de produzir seu próprio alimento.
Algumas vertentes à teoria de Oparin e Haldane surgiram posteriormente, onde destacam-se:
- as microesferas – semelhantes aos coacervados, mas com metabolismo e ciclo de vida;
- os lipossomos – conjunto esférico formado pela bicamada lipídica característica das membranas celulares.

Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com


.

14 comentários:

  1. adorei , muito bom , mim ajudou muito , brigadinha :)

    ResponderExcluir
  2. a origem da vida é muito + legal do q eu pensei vc acredita q eu to adorando isso?

    pois é ta me ajudando muitooooo. e também eu qria agradescer pela ajuda.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aprendi muito com vc e se não fosse vc eu não saberia explicar sobre a origem da vida
      Obrigada
      de:ALÉXIA KAUANNI
      para:Professor THIAGO RENNÓ
      EU MUITO AGRADECIDA
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Muito obrigada mim ajudou com minha atividade agora vou tirar um 10 muito obrigada mesmo
    De: Uma menina de 12 anos
    Para: Professor THIAGO RENNÓ
    Estou muito agradecida esmo
    Beijos >_<'

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do assunto me ajudo muito obrigado professor thiago rennó! beijsss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também
      Ajudou muito eu também viu •~• *__*

      Excluir
  5. Interessante,nao estava entendendo nada quando o meu professor me explicava agora entendi!!!\

    ResponderExcluir
  6. valeu vc me ajudou muito na atividade avaliativa de ciÊcia falo ass:marlon 14 anos

    ResponderExcluir
  7. obrigado pela explicaçao!Me ajudou muito

    ResponderExcluir
  8. Obrigada me ajudou bastante mesmo pesquisei em tantos sites e achei esse maravilhoooso, que explica muito bem. Obrigada Prof. Thiago Rennó... (Vou tirar 10 u.u)

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu então nem falo viu •~• Porque me ajudou pra caranba ......

    ResponderExcluir
  10. O conteúdo é ótimo! !!
    Me ajudou bastante a entender a teoria de Oparin e Haldane

    ResponderExcluir
  11. Bem objetivo, me ajudou muito!

    ResponderExcluir