30 de mai de 2011

SISTEMA SOLAR (002) - O SOL E OS PLANETAS

O Sistema Solar foi originado entre 4,6 e 5 bilhões de anos atrás através de uma nebulosa (nuvem de poeira espacial), denominada Nebulosa Solar Primitiva.
Atualmente consideramos que o Sistema Solar é formado pelo Sol e por oito planetas em sua órbita: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.



Plutão, que por muito tempo foi considerado um planeta, foi rebaixado a planeta anão em 2006, devido a seu pequeno tamanho e por não ser um astro dominante em sua região orbital.
Além de Plutão, atualmente são conhecidos mais dois planetas anões no Sistema Solar: Éris e Céres.

SOL

O Sol é a estrela mais próxima de nosso planeta, constituído principalmente dos elementos hidrogênio e hélio.
O Sol é dividido em núcleo, zona de radiação, zona de convecção, fotosfera e atmosfera solar.
O núcleo é uma região densa, com temperatura próxima dos 13.600.000ºC e com grande quantidade de reações de fusão.
A zona de radiação é a maior das divisões solares, onde há uma grande transferência de energia térmica proveniente do núcleo a caminho da superfície.
A zona de convecção é responsável pela transferência do calor do final da zona de radiação à fotosfera, formando colunas térmicas.
A fotosfera é a região onde a luz gerada das reações produtoras de energia escapa para a parte exterior do sol, sendo a primeira das regiões visíveis.
A atmosfera solar é, na verdade, um conjunto de pequenas camadas responsáveis por uma grande quantidade de fenômenos que vão desde a formação de campos magnéticos à origem de manchas na superfície do Sol.

MERCÚRIO

O menor planeta do Sistema Solar, também o mais próximo do Sol, recebeu o nome de Mercúrio em menção a o mensageiro de Júpiter na mitologia romana, sendo nomeado por Hermes entre os gregos.
Mercúrio não possui satélites e a maior parte de seu volume é constituído por rochas.

VÊNUS

Menção a deusa romana do amor e da beleza, Vênus ocupa a segunda órbita do Sistema Solar.
A grande concentração de gás carbônico da atmosfera de Vênus é responsável por um poderoso efeito estufa, que aumenta consideravelmente a sua temperatura.
Por ser um dos astros mais reluzentes do Sistema Solar, Vênus ganhou o apelido de “Estrela Dalva”.

TERRA

A Terra é o único planeta habitado do Sistema Solar, ocupando a terceira órbita do eixo do Sol.
Rochoso, a exemplo de Mercúrio e Vênus, a Terra é o primeiro dos planetas a apresentar um satélite, a Lua.

MARTE

Marte também é um planeta rochoso nomeado em menção ao deus romano da guerra.
A superfície de Marte é rica em óxido de ferro (ferrugem) e ostenta calotas polares ricas em gelo e gás carbônico.
O Planeta Vermelho (popularmente chamado) possui a maior montanha de todo o Sistema Solar, o Monte Olimpo, que é, na verdade, um vulcão extinto.
Marte possui dois satélites: Phobos e Deimos.

JÚPITER

O maior planeta do Sistema Solar, Júpiter recebeu este nome em menção ao deus supremo romano, equivalente a Zeus para os gregos.
Júpiter possui mais de 60 satélites e anéis muito finos, quase imperceptíveis. Como é um planeta gasoso, sua densidade é mais baixa, o que lhe confere tamanho mais de 1000 vezes maior que a Terra e massa apenas 300 vezes maior.
A atmosfera de Júpiter é rica em hidrogênio e hélio, sendo atingida por uma grande quantidade de furacões. O maior deles pode ser visto do espaço, formando uma enorme mancha vermelha.

SATURNO

O segundo maior planeta do Sistema Solar, Saturno é conhecido por ostentar grandes anéis em sua órbita, sendo nomeado em menção ao titã pais dos deuses romanos (Cronos para os gregos).
A exemplo de Júpiter, Saturno é um planeta gasoso com grande número de satélites e atmosfera rica em hidrogênio e hélio.
Os anéis são formados principalmente de gelo, poeira e rochas, tendo sua origem desconhecida.

URANO

Com 27 satélites e um conjunto muito discreto de anéis, Urano é o terceiro planeta gasoso do Sistema Solar, ocupando a sétima órbita.
Ao contrário de Saturno e Júpiter, a atmosfera de Urano é mais tranquila, sem grandes tempestades. Além disso, a composição é mais variada, não possuindo a predominância do hidrogênio e do hélio.

NETUNO

O último planeta do Sistema Solar, quarto gasoso, Netuno possui atmosfera conturbada com ventos muito fortes e uma mancha semelhante a de Júpiter, porém em tons azuis mais escurecidos.
Em sua órbita, Netuno ostenta arcos que não lhe rodeiam por completo (ou seja, não são anéis) e mais de 10 satélites.

Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com

Um comentário: