27 de mai de 2011

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA VIDA (003) – CARBOIDRATOS

O grupo de compostos orgânicos denominados carboidratos – ou hidratos de carbono – corresponde a pollidroxicetonas e poliidroxialdeídos dispostos em unidades simples, em pequenos grupos ou em grandes cadeias, executando funções diversas em nos organismos vivos.
O mais importante carboidrato que temos é a glicose, principal fonte de energia dos seres vivos. Este açúcar é produzido pelos seres autótrofos, através do processo de fotossíntese, e geralmente é quebrado no interior das células através de uma série de reações denominada via glicolítica ou glicólise.

CLASSIFICAÇÃO DOS CARBOIDRATOS

Os carboidratos podem ser classificados da seguinte maneira:
- monossacarídeos – carboidratos simples que representam uma única unidade com fórmula molecular geral (CH2O)n, a exemplo da glicose;
- oligossacarídeos – são formados por duas a seis unidades de monossacarídeos, como é o caso do nosso açúcar comum, a sacarose, originada da união de uma unidade de glicose com uma unidade de frutose;
- polissacarídeos – são grandes cadeias de monossacarídeos, insolúveis em água como o amido.


Para que um monossacarídeo agrupe-se em oligossacarídeos ou polissacarídeos é necessário que se encontre em sua forma cíclica, ou seja, com a cadeia carbônica fechada.
Na união de unidades monossacarídicas há perda de uma molécula de água.

CLASSIFICAÇÃO DOS MONOSSACARÍDEOS

Os monossacarídeos são classificados de acordo como número de carbonos presentes em suas cadeias moleculares, o que pode variar de 3 a 7.
De acordo com a tal característica temos:
- trioses – monossacarídeos de 3 carbonos;
- tetroses – monossacarídeos de 4 carbonos;
- pentoses – monossacarídeos de 5 carbonos;
- hexoses – monossacarídeos de 6 carbonos;
- heptoses – monossacarídeos de 7 carbonos.



FUNÇÕES DOS CARBOIDRATOS

A função primordial dos carboidratos é fornecer energia aos organismos.
Nesse contexto, encontramos a glicose como principal molécula energética utilizada pelos seres vivos, que também podem utilizar outras hexoses como a frutose ou a galactose.
As pentoses ribose e desoxirribose são componentes nos ácidos nucléicos RNA e DNA respectivamente.
O amido e o glicogênio são polissacarídeos formados por unidades de glicose, responsáveis pela reserva energética dos organismos. O primeiro é utilizado pelos vegetais, enquanto o segundo é utilizado pelos animais.
A celulose também é um polissacarídeo formado por unidades de glicose, porém sua atuação encontra-se na formação da parede celular das células vegetais.
Ainda podemos encontrar alguns carboidratos associados a proteínas e a lipídeos, o que lhes confere uma nova gama de funções, como é o caso dos marcadores moleculares de membrana.

Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário