25 de mai de 2011

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA VIDA (002) – COMPOSTOS INORGÂNICOS

ÁGUA

O principal composto inorgânico essencial para o estado vital é a água.
Formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, tendo sua forma molecular representada por H2O, a água é um composto polar capaz de dissolver uma enorme gama de substâncias químicas, o que lhe confere o título de solvente universal.
Esta característica da água favorece reações químicas, o que, consequentemente, influencia positivamente no metabolismo celular e faz desta substância o componente mais abundante das células.

 
A necessidade de água para os seres vivos é tamanha que sua presença é utilizada como parâmetro geográfico para análise de condições de vida em uma determinada região a ser pesquisada, como ocorreu com as sondas espaciais enviadas à Lua e a Marte.

SAIS MINERAIS

Os sais minerais, por sua vez, podem ser encontrados desempenhando uma grande quantidade de funções em nossos organismos, seja da forma iônica, seja na forma cristalizada (em cadeias).
As principais funções dos sais minerais iônicos nos organismos são:
- contração muscular – íons cálcio (Ca++) e potássio (K+);
- transmissão do impulso nervoso – íons potássio e sódio (Na+);
- composição de moléculas biológicas – íons ferro (Fe++), magnésio (Mg++) e iodo (I-);
- controle osmótico celular – íons sódio.

  
Os sais minerais em cadeia são geralmente encontrados na formação de estruturas que sustentam os organismos, como ocorre na presença de cálcio em nossos ossos ou em conchas de moluscos.
Quimicamente os elementos considerados como sais minerais podem ser metais alcalinos (família I-A), metais alcalinos terrosos (família II-A), metais de transição (famílias B) e não metais (iodo da família VII-A).
A obtenção de sais minerais se dá pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos, onde podemos destacar as frutas e o sal de cozinha (NaCl).

Dúvidas e sugestões: professorthiagorenno@gmail.com 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário